top of page

SOBRE O PROJETO

Dan Gibson - Tomaso Giovanni
00:00 / 00:00

Em Portugal, existem algumas escolas que começaram, autonomamente e com caráter voluntário, a implementar projetos no âmbito do “Mindfulness”.

 

A direção do Agrupamento de Escolas João Villaret, em Loures, considerou que o crescente reconhecimento científico desta prática, justificava a sua implementação a nível escolar, abrangendo alunos, encarregados de educação, pessoal docente e não docente. 

 

Assim, um grupo voluntário de professores e técnicos do agrupamento uniu-se para criar o projeto "Mentes Sorridentes", o qual pretende aplicar a prática de “mindfulness” a jovens alunos que revelem ansiedade ante as exigências académicas, que tenham dificuldades na autorregulação emocional, dificuldades de atenção e concentração ou que necessitem, simplesmente, de se tranquilizar e relaxar um bocadinho.

 

Estes discentes pertencem a vários níveis de ensino, do Jardim de Infância ao 9º ano.

 

Esta experiência pretende estimular a perceção de que existe uma outra forma de estar na vida, mais feliz, mais calma e mais consciente.

 

Estes exercícios pretendem, também, ajudar os jovens alunos a direcionar o seu potencial para os seus objetivos, de uma forma mais criativa e tranquila, seja nos estudos, seja nas suas vidas familiares e círculos de amizade.

 

Contribuem, ainda, para melhorar a sua concentração quer na escola, quer em outras atividades que assim o exijam e a gerir emoções e pensamentos mais difíceis.

 

 

REGISTO IGAC: 4978/2015

​

Conceção e coordenação do projeto:

Dulce Gonçalves


 

 

 

Este projeto pretende treinar a comunidade escolar a utilizar mecanismos de autorregulação, de modo a gerir, por exemplo, situações de stresse, desequilíbrio emocional (que interferem sobremaneira nas capacidade de aprendizagem, atenção e concentração e no inter-relacionamento pessoal dos alunos), estimulando o foco das tarefas cognitivas.

bottom of page